quarta-feira, 14 de março de 2012

É ISSO AI


Provavelmente você já viu, ou pelo menos ouviu falar na experiência explosiva com uma Coca-Cola Zero e uma pastilha de Mentos.

Agora, a dupla de cientistas EepyBird usou a reação dos produtos para fazer um veículo se mover. O protótipo construído foi batizado de 'Coca-Cola Zero & Mentos Rocket Car' e usa um mecanismo de pistão: uma haste foi colocada dentro de um tubo de seis metros de comprimento ligado a cada uma das 54 garrafas garrafas de Coca-Cola Zero. Quando a pastilha de Mentos cai no refrigerante, a pressão tenta empurrar a haste para fora do tubo. A pressão em todas as garrafas com o processo gera a energia que move o veículo. Para que o carro se movesse 72 metros, foram usadas 324 pastilhas de Mentos hortelã.

Como funciona o processo?
As pastilhas de Mentos possuem a superfície porosa e são revestidas com goma arábica, um surfactante cuja molécula atrai água para uma de suas extremidades e a repele da outra. O efeito reduz a união das moléculas de água entre si, permitindo que as bolhas cresçam mais e durem mais tempo. Na Coca-Cola Zero, os ingredientes ativos são o adoçante aspartame, o conservante benzoato de postássio e o gás. A junção dos componentes dos dois produtos, gera essa explosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário