quinta-feira, 22 de setembro de 2011


Jornalista Amanda Melo especial para O Câmera

Mossoró sediou nos dias 21 e 22 de setembro o 1º Torneio de Basquete Paraolímpico em Cadeira de Rodas. 42 atletas de três equipes foram convidados a participar da competição que serviu também para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Além da seleção do Rio Grande do Norte, apelidada de Os Tigres, dois times do Estado do Ceará completaram o torneio: a Associação Desportiva dos deficientes do Estado do Ceará (ADDECE) e a Associação dos Deficientes Motores do Ceará (ADM/CE).

As equipes entraram em quadra em busca do melhor resultado e depois de todos se enfrentarem, as duas melhores chegaram à final: Os Tigres versus ADDECE. 60 a 20, esse foi o placar da partida final. Mas, nos dois lados da quadra, além do talento, o que chamava atenção era a história de cada um dos atletas. Eduardo Gomes, de 35 anos, por exemplo, hoje veste a camisa da seleção potiguar. Quando tinha 16 anos sofreu um tiro e perdeu os movimentos da perna. Mas nada que o impedisse de ser um atleta campeão.

Depois de ter competido como atleta da natação paraolímpica de 1998 a 2005 e ter ganho diversos títulos em campeonatos regionais e nacionais, hoje ele comemorou mais um título, dessa vez no basquete. “Todos os atletas do Tigres estão de parabéns. Esse título é mais um estímulo para ganhar cada vez mais e chegar num campeonato maior ainda mais motivado. Além de ser uma referência ao Dia Nacional de Luta é um momento de conscientização da população e o esporte é isso, vencer obstáculos, vencer barreiras”, declarou.

Após a partida realizada no Ginásio Pedro Ciarline, todos os atletas foram homenageados na festa de premiação. Os atletas receberam troféus e as medalhas de bronze, prata e ouro para o ADM/CE, ADDECE e Os Tigres, respectivamente. O Secretário de Cidadania do Município, Francisco Carlos destacou que o torneio serve como incentivo para os cadeirantes de Mossoró. “Esse torneio foi uma forma de promover ainda mais o esporte na cidade e ainda de estimular cadeirantes de Mossoró a montarem uma equipe para participar de competições”.


DO BLOG; O CAMERA

Nenhum comentário:

Postar um comentário