quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SOBRE NOSSA CIDADE

Curiosidades
-A água que abastece o município é mineral e chega às torneiras com temperatura de 50°C.

-A região de Mossoró é a maior produtora de sal marinho do país, respondendo por aproximadamente 95% da produção nacional.

-A cada 30 de setembro, os moçoroenses saem às ruas para festejar o aniversário da libertação de seus escravos, que se deu em 1883, cinco anos antes da Lei Áurea.

-Em 13 de junho de 1927, Mossoró resistiu a tentativa de invasão do bando de Lampião. Dois cangaceiros, conhecidos como "Colchete" e "Jararaca", foram mortos nesta tentativa. Um deles, Jararaca, é considerado milagreiro.

-Mossoró tem o jornal mais antigo do interior do Brasil, O Mossoroense, fundado em 17 de outubro de 1872.

-Em Mossoró, a professora Celina Guimarães Viana tornou-se a primeira eleitora brasileira, em 1927.

-Coleção Mossoroense, editora regional sem fins lucrativos, já publicou mais de três mil títulos, em 50 anos de existência. Tem a maior bibliografia sobre as secas do mundo, com cerca de 700 títulos.

-É o município onde nasceu o jogador do Internacional Márcio Mossoró. Destacou-se na Copa do Brasil de 2005 pelo Paulista de Jundiaí.

-A Associação Cultural e Desportiva Potiguar, foi o primeiro clube moçoroense a ser campeão estadual de futebol, isso ocorreu em 2004, onde desbancou o favorito América por 4x0 no Nogueirão, na primeira partida da final daquele ano.

-Na Copa do Brasil de 2005, o Baraúnas fez grande campanha eliminando Vasco/RJ e Vitória/BA. O Baraúnas participou desta competição pelo fato de anteriormente ter vencido a Copa RN (2004) em cima do Potiguar (vice-campeão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário